segunda-feira, 23 de maio de 2011
Projeto o Carteiro chegou
O projeto O carteiro chegou é uma iniciativa das professoras Cristiene (dinamizadora do laboratório de informática) e Régia (professora de Língua Portuguesa) que tem como público alvo o corpo discente do 8º ano do Colégio Estadual Jerônimo José Peres, de Montes Claros de Goiás, tão carentes no que se refere à prática da leitura e da escrita. Sanar essas deficiências é um esforço constante de todo o corpo docente da escola e também incentivar os alunos ao hábito da produção de textos e comunicação com as outras pessoas.
Pensando isso criamos o projeto O carteiro chegou tem como intuito resgatar o contato pessoal através de cartas procurando principalmente incentivar a leitura e a escrita na nossa escola, além de promover um intercâmbio cultural entre os alunos do 8º ano matutino da nossa unidade escolar com pessoas de diferentes lugares do nosso país (pessoas essas escolhidas pelos professores da unidade escolar para que os alunos não corram o risco de corresponder com um desconhecido).
A sala escolhida para participar do projeto possui 37 alunos, os quais muitos são de classe média baixa e possui muita dificuldade de leitura e escrita e falta às vezes até incentivo dos próprios pais, então queremos contribuir para o crescimento intelectual desses alunos. As professoras selecionaram uma lista de pessoas para corresponderem com os alunos, os quais serão chamados padrinhos ou madrinhas, a escolha foi feita por sorteio.
Todo o contato com “os padrinhos ou madrinhas” será apenas através das correspondências das cartas, não estenderemos a outros meios tecnológicos porque esse contato será de inteira responsabilidade da unidade escolar.
Os alunos passarão o ano correspondendo por cartas, onde eles estarão em contato com a leitura, escrita e, além disso, um contato cultural com pessoas de diferentes lugares e profissões. As cartas serão monitoradas pelas professoras responsáveis para que seja um trabalho sério e de qualidade, com isso todas as cartas recebidas pelos os alunos serão entregues no endereço da unidade escolar. Escolhemos apenas pessoas conhecidas porque dependendo da dimensão que o projeto tomar e do interesse dos participantes talvez possamos até marcar um encontro para que os futuros “amigos correspondentes” possam se conhecer.
A equipe do correio da nossa cidade também é nossa parceira, principalmente o carteiro o qual estará sempre na escola entregando as cartas. Na escola usamos enviaremos as cartas utilizando o selo social que custa apenas 0,01 centavos para isso os alunos mandarão cartas simples com apenas uma lauda porque as cartas seladas com o selo social têm limite de peso, tendo em vista que nossa clientela é em maioria de classe média baixa e a escola não dispõe de muita verba para a execução do projeto.
Portanto o interesse maior com o projeto e que cada aluno tenha um amigo (o qual escolhido por sorteio) para corresponder durante o ano com o intuito de melhorar seu desempenho escolar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário